A MARCA DAS
GAROTAS DO BRASIL

A história da Via Marte começou em 1977, em Nova Hartz/RS. E desde o início carrega uma forte determinação: sempre ser uma empresa referência de moda e qualidade. Um objetivo que vem se concretizando há muito tempo, graças ao investimento em tecnologia, pesquisa, design e comunicação.

A preocupação incessante em estar antenada ao que tem de melhor no mundo fashion resulta em modelos superdesejados, que conseguem alcançar os mais variados estilos das mulheres graças aos seus designs únicos.

A satisfação delas é vista através das redes sociais, principalmente do Facebook – nosso principal canal de comunicação direta com as consumidoras. Afinal, são mais de 3 milhões de fãs na página da Via Marte, que interagem e demonstram amor pela marca, seja elogiando, enviando fotos dos produtos comprados ou até mesmo através das curtidas e comentários nas publicações.

Esse foi apenas um breve resumo do que é a Via Marte, que está completando neste ano 4 décadas, graças a seus colaboradores, parceiros e consumidoras. O sucesso disso se reflete nas 3 fábricas da marca no país, na exportação para os 5 continentes e na produção de 5 milhões de pares por ano. Uma empresa à frente do seu tempo, que conquista cada vez mais as Garotas do Brasil e do mundo.

Saúde e segurança+SAIBA MAIS

Para cuidar da saúde dos funcionários e seus respectivos dependentes, a Via Marte mantém um departamento médico que atua na área da saúde e segurança do trabalho, o SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, que conta com uma equipe de técnicos fornecendo equipamentos de proteção individual e treinamento adequado, tudo para evitar acidentes de trabalho. Os colaboradores têm a sua disposição atendimento médico diário na própria empresa. Além disso, uma clínica particular também é mantida pela Via Marte para atender gratuitamente seus colaboradores, que também contam com os convênios firmados com outras clínicas e laboratórios particulares.

Educação e treinamento

O tema educação também recebe atenção especial da Via Marte. E o cuidado começa desde a primeira infância. Atualmente, 150 crianças estão em creches conveniadas, sem custo algum para os colaboradores. Todos os funcionários que frequentam o ensino fundamental ou médio recebem, semestralmente, o auxílio-educação. Os funcionários que cursam o ensino superior, recebem subsídio de 100% para até 2 disciplinas. E, para oferecer permanentemente oportunidades de crescimento e qualificação, a empresa desenvolve vários programas de formação profissional e treinamento em parceria com o SENAI, realiza treinamento interno para funções-chave, além de cursos e palestras in company para as áreas administrativa e operacional.

A Via Marte se preocupa com a educação, cultura e bem-estar de seus colaboradores e está sempre investindo e incentivando projetos de valorização e motivação do pessoal da empresa. A seguir, destacamos alguns projetos.

Biblioteca Egon Gewehr

Conta com um acervo de mais de 1500 livros e 680 revistas, além de disponibiliza aos funcionários computadores com a acesso à Internet.

Semana do Livro na Via Marte

No mês de Outubro é realizada a Semana do Livro e da Poesia, com atividades especiais como exposição de livros, sorteio de livros e brindes entre os leitores, releituras de poetas em parceria com escolas de Ensino Fundamental e até mesmo um concurso de poesias entre colaboradores da empresa, buscando revelar novos talentos.

Além de investimentos realizados em cultura e treinamento de colaboradores, a Via Marte aposta na educação de jovens da comunidade. A empresa patrocina turmas do Sesi Empreende em Nova Hartz/RS. O projeto propõe uma ação educativa na modalidade de Educação Continuada para jovens a partir de 13 anos. O curso é desenvolvido por meio de módulos, objetivando agregar valor na vida pessoal e profissional destes jovens.

Responsabilidade Social

Além de não poupar esforços para oferecer o que há de melhor e mais moderno em moda para os clientes, a Via Marte também se empenha com determinação em ações que ajudam a melhorar nossa sociedade. Um bom exemplo disso é a participação da empresa na organização do projeto Brincando em Comunidade, no Dia das Crianças. O evento é realizado anualmente para mais de 2.000 crianças da comunidade local.

Amigos da Via Marte

Projeto que incentiva o voluntariado entre os próprios colaboradores através de aulas de informática, artesanato, música, dança, grupos de estudo, entre outras atividades. Um dos grupos atuantes do projeto é o “Amigos da Via Marte Doando Vida”, um grupo de voluntários doadores de sangue, formados por colaboradores da empresa Via Marte, que beneficiam colegas e a comunidade em geral. O grupo realiza doações voluntárias a hospitais da região e está à disposição quando chamado por familiares de pacientes necessitados de sangue.

O grupo também realiza campanhas de informação e conscientização sobre a importância desse voluntariado.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Em seu processo industrial, a Via Marte gera 16 tipos de resíduos sólidos. Porém, políticas eco-responsáveis, validadas por normas internas e externas de entidades reguladoras, garantem que estes resíduos causem um mínimo de impacto no ambiente.

A Via Marte gerencia todas as etapas dentro das regras estabelecidas pela FEPAM. Para isto conta com uma bióloga, que é a responsável técnica pela elaboração, implementação, operacionalização e monitoramento do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, nelas incluído o controle da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

O gerenciamento se dá em 08 etapas:

1. Geração: referente às diversas etapas do processo produtivo.
2. Separação: separação dos resíduos gerados em coletores adequados.
3. Coleta Interna: retirada dos resíduos sólidos dos postos de trabalho e transferência para a área de trabalho.
4. Armazenamento temporário: manutenção do local de armazenamento até a coleta externa.
5. Coleta Externa: consiste na coleta e no transporte dos resíduos para destinação ou disposição final, tais como reciclagem, reutilização ou disposição em aterro industrial.
6. Transporte: transporte dos resíduos gerados na unidade fabril até a central de triagem.
7. Transbordo: os veículos que transportam os resíduos sólidos industriais são descarregados na central de triagem.
8. Destinação ou Disposição Final: consiste na destinação dos resíduos sólidos industriais (reutilização ou reciclagem) ou disposição final em aterro.

Isso é apenas um breve resumo do que é a Via Marte. Uma empresa à frente do seu tempo, que com trabalho e visão está conquistando cada vez mais as Garotas do Brasil e do mundo.

Unidade Principal
Nova Hartz / RS (a 80 km de Porto Alegre)
Filiais
Sapiranga / RS e duas em Nova Hartz / RS